Exerc Cio De Sociologia 01 De Abril
Sociologia Aplicada à Administração
01 de abril de 2014
Aplicar em grupo de 4-5 pessoas
Critérios de avaliação:
Autonomia de Pensamento
Raciocínio Científico dinamizado sobre as questões sociais
Fundamentação bibliográfica
Domínio da norma culta da língua portuguesa
Coerência, coesão e argumentação sociológica
1. Com base no gráfico abaixo, descreva as peculiaridades sociais que deixam-se interpretar pelo fenômeno sociológico apontado, designando suas possíveis causas em nível sócio-econômico-político (6,0)
2. O Texto a seguir indica possíveis críticas a um sistema de gerência organizacional denominado de “administração científica”. Com base na elucidação de suas principais características, argumente se a crítica prossegue-se pertinente ou não, dado o contexto e as condições de administração segundo os quais esta teoria fora elucidada. (6,0)
A acolhida às idéias de Taylor teve altos e baixos. Na indústria e no governo despertava entusiasmo. Já entre os trabalhadores, a imprensa e os políticos, provocou reações desfavoráveis que fundamentavam-se em dois receios:
· Aumentar a eficiência provocaria o desemprego.
· A administração científica nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.
Em 1911, Taylor teve que depor no Congresso americano sobre a administração científica. Um dos congressistas mostrou a Taylor que a técnica de Gilbreth havia aumentado a eficiência do pedreiro em 300% , mas seus rendimentos haviam crescido apenas 30% . Taylor concordou com essa disparidade entre produção e ganhos mas argumentou que, em compensação, o pedreiro estava gastando apenas 1/3 da energia que gastava antes. Conclusão, houve a proibição de cronômetros e pagamentos de incentivos, mas as demais técnicas da administração científica foram aprovadas.
Nos anos que se seguiram a esse inquérito, a administração científica experimentou altos e baixos. Muitos auto – intitulados “especialistas em eficiência” ,