Calor de solução e neutralização
1. Introdução ____________________________________________________3
2. Objetivo______________________________________________________4
3. Reagentes e Equipamentos ______________________________________ 4
4. Parte Experimental_____________________________________________ 4
5. Resultados e Discussão__________________________________________ 5
6. Conclusões ____________________________________________________7
7. Referências Bibliográficas _______________________________________ 7
Introdução
A entalpia de neutralização é o calor produzido quando um ácido e uma base reagem, em solução aquosa, para produzir uma mole de água. A entalpia de neutralização pode ser calculada utilizando uma titulação termométrica onde o aumento da temperatura verificado, à medida que se adiciona a base ao ácido atinge o valor máximo quando ácido e base estão nas mesmas proporções estequiométricas o que permite detectar o ponto de equivalência.
Os ácidos e as bases fortes estão totalmente dissociados/ionizados em solução aquosa diluída, pelo que a reação pode traduzir-se pela equação:
H+(aq) + H-(aq) → H2O(l) ∆H0 = -53,3KJmol-1 em que: qneut. é o calor de neutralização e n é o número de moles de água. Esta determinação baseia-se na lei da conservação da energia; para que se verifique esta lei, é necessário que a reação seja realizada num recipiente o mais isolado possível, para que as trocas de calor com o exterior sejam desprezáveis (transformação adiabática).
Assim, a energia libertada na reação de neutralização qneut. é integralmente transferida para a solução qsol., cuja temperatura aumenta. qneut. + qsol. = 0 em que qsol pode ser calculado pela equação:
onde: msol. = massa da solução csol.= capacidade calorífica mássica da solução
∆T = Tfinal – Tinicial da solução
Objetivo
Determinar experimentalmente o calor de solução de um soluto;
Determinar experimentalmente o calor de neutralização de um