caloi
Esse Trabalho foi realizado para analizar um caso de sucesso como a Caloi, que conseguiu com apenas uma campanha fixar a marca no mercado, voltada para o público infantil “pai não esqueça minha Caloi” se manteve a frente no mercado por alguns anos, seu planejamento estratégico e suas inovações para retornar com mais força ainda no mercado.
Case de sucesso Caloi
A Empresa nasceu em 1898, quando o italiano Luigi Caloi chegou ao Brasil e fundou a casa Luiz Caloi em São Paulo. A empresa, naquela época importava Bicicletas, mas passou a ter dificuldades no transporte peças durante a II Guerra mundial e passou a produzir alguns componentes para bicicletas a partir de 1945- três anos mais tarde a empresa já fabricava todas as suas bicicletas.
Em 1975 a empresa ergue a sua segunda fábrica, em Manaus, com foco na produção de. bicicletas de alto valor. A época em que a Caloi mais apareceu na mídia foi em 1978 com a campanha “Não Esqueça a Minha Caloi”. Foi com este mote que a marca ganhou o Brasil e é lembrada até hoje por consumidores de todas as idades.
A Caloi atualmente tem 116 anos, a empresa mudou muito, não está presente mais na mídia como esteve na mídia há alguns anos. Sua principal concorrente foi a Monark, que era mais focada no público adulto, diferente da Caloi. O ciclo da família Caloi terminou em 1999, quando a empresa foi vendida para a família Musa. A partir de então, a companhia partiu para um novo desafio: ser sinônimo de bicicletas e também de fitness, agregando saúde, esporte e lazer à marca. Foi o que aconteceu com a chegada do novo milênio. Em 2000, a Caloi lançou sua nova marca e entrou de vez no mercado de home fitness.
Uma curiosidade, a Caloi foi a que produziu a primeira bicicleta de marcha do Brasil, lançada em 1972.
Planejamento
Em 1898 a empresa importava bicicletas e teve uma grande dificuldade para importar as peças para o Brasil. O planejamento da Caloi foi em 1945 ela começou produzir seus