artigo
Componentes do Grupo:
Resumo:
Os metais são parte fundamental na vida contemporânea em diversos aspectos. Estão presentes na construção civil, medicina, transporte, comunicação, etc. A criação de altos-fornos, usados para derreter metais, é datada de séculos antes de Cristo. No séc. XVIII a indústria metalúrgica teve um impulso com a revolução industrial.
Abstract:
Metals are a vital part of contemporary life in many aspects. Are used in construction, medicine, transportation, communication, etc. The creation of blast furnaces used to melt metals, is dated centuries before Christ. In the century. XVIII metallurgical industry got a boost with the industrial revolution.
Objetivo:
Descrever a importância e a transformação da Indústria Metalúrgica.
Introdução:
Início da Metalurgia no Brasil
Acredita-se que o primeiro contato do homem com os metais tenha se dado ao acaso por volta de 6 a 4 mil anos a.C. com metais encontrados em seu estado natural como o ouro e o cobre. Os primeiros trabalhos com cobre de que se tem notícia foram feitos por volta de 6.000 a.C. na Mesopotâmia e eram apenas materiais pouco trabalhados. Apenas 2000 anos depois é que se desenvolveram métodos um pouco mais sofisticados de trabalhar o metal. Da mesma época, tem-se registros de materiais feitos com uma liga metálica de cobre e estanho, o bronze e, apenas por volta de 2000 a.C. foi descoberto o ferro.
As civilizações antigas, especialmente a egípcia, fizeram grande uso dos metais, o que fez com que os métodos de produção de materiais metálicos se desenvolvesse rapidamente, embora de modo arcaico, baseados apenas no conhecimento empírico. O processo de têmpera (tratamento térmico do ferro), por exemplo, foi desenvolvido pelos gregos e romanos por volta de 300 a.C. e teve grande importância em suas conquistas ao conferir maior resistência a seus armamentos. (IST)
Mas foi apena a partir do século XVIII, após a revolução cientifica