Calibração
Relatório da aula de práticas do dia 25 de novembro,apresentado ao professor Neemais, para obtenção de nota parcial na disciplina de metrologia, do 1ª ano de Química.
Uruaçu – GO
Introdução teórica pH: O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Turbidez:
Turbidez é uma propriedade física dos fluidos que se traduz na redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz através do fluido. A complexidade das interações ópticas entre a luz incidente, as propriedades ópticas dos materiais dissolvidos e em suspensão e as características do fluido, em particular o seu índice de refração e cor, torna a turbidez numa propriedade visual essencialmente subjetiva, não se comportando como uma grandeza física diretamente.
Condutividade:
Corrente elétrica é um fluxo ordenado de cargas elétricas em movimento. Os elementos que apresentam melhor condutividade elétrica são os metais por apresentarem elétrons livres, em um mar de elétrons, que seria um “amontoado” organizado de íons que constituem um mar de elétrons. Algumas substâncias conduzem ou não eletricidade, as substâncias metálicas conduzem corrente elétrica no estado sólido graças aos seus elétrons livres. As substâncias iônicas conduzem eletricidade no estado líquido, pois, nessas circunstâncias, os íons não estão presos em um retículo cristalino, mas livres para se movimentarem, já no estado sólido os elétrons não estão soltos. Quanto mais ácido a solução mais fácil é a condução de eletricidade.
Materiais utilizados: pHmetro Condutivímetro
Turbidimetro
Calibração
Condutividade: