Calibração e uso de aparelhos volumétricos e tratamento de dados experimentais
Em um laboratório de química, ou em quaisquer salas de trabalho, é indispensável que as partes saibam lidar e dominar todos os equipamentos, assim como manuseio, descartes, e funções atribuídos a cada item. Em experimentos de química analítica, é importante que se tenha uma grande precisão na medição de massas, volumes e temperatura. Para isso, foram desenvolvidos equipamentos capazes de garantir essa precisão, tais como: Balança analítica, vidrarias volumétricas. A balança analítica elétrica é um dos instrumentos de medida mais usados no laboratório e dela dependem basicamente todos os resultados analíticos. As balanças analíticas modernas, que podem cobrir faixas de precisão de leitura da ordem de 0,1 µg a 0,1 mg, já estão bastante aperfeiçoadas, do ponto de dispensarem o uso de salas especiais para a pesagem [1]. As vidrarias volumétricas, tais como: Bureta, Pipeta volumétrica, Pipeta graduada, Balão volumétrico, Proveta, são utilizadas para medirem e transferirem volumes líquidos em escala de mL, e para proporcionar exatidão nos procedimentos [2].
Depois da coleta de todos os dados, o trabalho experimental requer uma analise de todos os processos, seguido de seus resultados e conclusões. Para isso, o experimento deve explicitar os resultados em gráficos, tabelas ou em qualquer forma que permita o leitor compreender de forma mais simples possível, o porquê do experimento.
2. OBJETIVOS
Obter noções básicas de laboratório: segurança descarte de produtos químicos e caderno de notas, assim como limpeza e manuseio de vidrarias volumétricas, aprender a leitura de menisco de buretas, pipetas ou balões volumétricos, determinação da massa e calibração de aparelhos volumétricos, tratamento de dados experimentais.
3. MATERIAL E REAGENTES
• Pipeta pasteur
• Pipeta volumétrica de 25 a50 mL
• Bureta de 25 a50 mL
• Erlenmeyer de 50 mL
• Termômetro
• Pêra
• Papel de filtro
• Balão volumétrico de 50 e 100