cales
Também conhecido com cal apagada, cal hidratada, cal extinta, o hidróxido de cálcio é uma base inorgânica de fórmula química Ca(OH)2, formada pela junção do cátion Ca2+ e dois ânions OH- (hidróxido).
Em condições ambientes, se apresenta no estado sólido, de cor branca, pouco solúvel em água, com pH de 12,8, densidade de 2,2 g/cm³ e ponto de fusão de 580°C.
É decomposto pelo aquecimento, resultando o óxido. A solução aquosa é uma base relativamente forte e reage violentamente com ácidos
Essa substância pode ser aplicada em processos como:
preparação da argamassa, tintas, cimento, asfalto e gesso; produção de cremes alisantes para cabelos, petróleo sólido, aditivos, estabilizantes, óleos, ebonite (um tipo de plástico), freios, pesticidas, vidros, conservantes; refino do açúcar (caleagem, com o uso da cal virgem CaO: A caleação simples proporciona a ocorrência de reações químicas entre a cal hidratada e inúmeros componentes do caldo, entretanto a reação mais importante ocorre entre o hidróxido de cálcio e os fosfatos solúveis do caldo. O processo de caleação pode ser descontínuo (intermitente) e contínuo); tratamento de peles e couro; componente de preparados dentários; processamento da água aplicada à produção de refrigerantes e bebidas alcoólicas; adicionado à água de aquários, é capaz de aumentar a alcalinidade da água, além de servir como fonte de cálcio a seres que necessitam desse elemento, como é o caso de algas e caracóis.
Em solução aquosa, o hidróxido de cálcio forma a água de cal, substância muito utilizada pela indústria farmacêutica na produção de adstringentes e cicatrizantes de queimaduras e ulcerações.
O hidróxido de cálcio pode provocar alguns efeitos adversos à saúde humana: em contato com os olhos pode causar irritação, vermelhidão e dor e, em casos mais graves, perda parcial ou total da visão; se inalado, pode ocorrer irritação da mucosa respiratória, inflamação do trato respiratório e