Calcario
Rochas carbonatadas ou calcários são rochas constituídas por calcita (carbonato de cálcio) e/ou dolomita (carbonato de cálcio e magnésio).O calcário é um rocha sedimentar, sendo a terceira rocha mais abundante na crosta terrestre perdendo apenas para xisto e o arenito que são os mais encontrados. Podem ainda conter impurezas como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros. O termo “calcário” é empregado para caracterizar um grupo de rochas com mais de 50% de carbonatos. A coloração passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcários apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam. É utilizado na construção civil na pavimentação de passeios, produção do cimento e cal, estátuas, etc…
Usos e aplicações:
O emprego das rochas calcárias depende da composição química e/ou características físicas.
Calcários para a indústria de cimento - cimentos hidráulicos
A denominação cimento hidráulico se refere à capacidade de endurecimento pela ação da água sem intervenção do ar.O tipo de cimento mais importante e de maior aplicação é o cimento “Portland”. As matérias-primas para a sua fabricação são o calcário, a argila e a gipsita. O calcário fornece o óxido de cálcio, a argila fornece sílica, óxido de alumínio e óxido de ferro. A gipsita é adicionada ao clínquer (calcário+argila), para regular o tempo de endurecimento da mistura após a adição de água. O uso de calcário com alto teor de MgO causa desvantagens na hidratação do cimento:
MgO + H2O → Mg(OH)2
Isso provoca o aumento do volume e produz sais solúveis que enfraquecem o concreto quando exposto a lixiviação.
Calcários para a indústria da cal - cimentos não-hidráulicos
A cal é o resultado da calcinação de rochas calcárias quando aquecidas em fornos a temperaturas superiores a 725ºC. A qualidade comercial de uma cal depende sobretudo das propriedades químicas do calcário