Calcário
1. Matéria-prima e produção
O calcário é uma rocha sedimentar que , que é formado por meio do acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio ou por depósito de sais de cálcio em água. Já o calcário quimiogénico, cuja produção ocorre em meio marinho, é formado por sedimentos de íons cálcio e bicarbonato, como mostra a reação:
Cálcio + Bicarbonato → CaCO3 (calcita) + H2O (Água) + CO2
Essa rocha contém minerais com teor acima de 30% de CaCO3 (aragonita e calcita). Quando o mineral predominante é a dolomita, é chamado calcário dolomítico. É composto também por diversas impurezas, como sílicas, argilas, fosfatos, carbonato de magnésio, gipso, glauconita, fluorita, óxidos de ferro e magnésio e matéria orgânica. É formada, na maioria das vezes, por acumulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio ou por depósito de sais de cálcio em água. Já o calcário quimiogênico, cuja produção ocorre em meio marinho, é formado por sedimentos de íons cálcio e bicarbonato, como mostra a reação:
Cálcio + Bicarbonato → CaCO3 (calcite) + H2O (Água) + CO2
Isto acontece quando os meios marinhos sofrem perda de dióxido de carbono. Assim , para que os níveis de dióxido de carbono sejam repostos, o equilíbrio químico começa a evoluir no sentido de formar CO2, o que leva também a formação de calcite e assim à precipitação desta que, mais tarde, depois de uma deposição e de uma diagénese dá origem ao calcário .
2. Classificação
Existem dois critérios para a classificação do calcário:
2.1. Pelos teores de MgO :
Calcíticos: quando apresenta menos de 5% de óxido de magnésio . É a principal matéria-prima para a produção de cimento, sendo encontrado abundantemente na natureza e empregado como elemento de preenchimento, capaz de penetrar nos interstícios das demais partículas e agir como lubrificante, tornando o produto mais plástico e