Calendario Escolar
O calendário está baseado na Convenção Coletiva de 2013/2015, que vencerá em 31/03/2015, portanto, poderão ocorrer alterações de datas e recessos conforme as negociações (férias, recessos, etc).
O artigo analisa alguns dos eixos que estruturam os ritmos cotidianos dos professores, próprios às temporalidades da vida social na escola. Parte do pressuposto de que o tempo é uma “categoria do pensamento lógico”, originada no ritmo da vida social (Dukheim), e que essa rítmica é uma “modalidade concreta do tempo social” (Lefebvre e Régulier). O estudo é parte de uma pesquisa que busca tematizar a experiência do tempo de sujeitos que se encontram na condição de professores – docentes de quinta à oitava séries do ensino fundamental e do ensino médio –, levando em conta seus vínculos com a construção de identidades docentes. O texto se desenvolve em torno de três eixos: as cadências das interações entre educandos e educadores, os ritmos dos calendários e os compassos dos horários escolares.
Conclui-se que os ritmos docentes, embora circunscritos à rítmica da vida moderna, têm particularidades associadas às cadências da escola, aos processos pedagógicos e àqueles relacionados à formação humana. Trata-se, pois, de analisar a polirritmia dos tempos da escola em sua complexidade e peculiaridades, de forma a se compreenderem as modulações e significações da experiência do tempo na condição de professor, vivência constitutiva das identidades docentes.
Palavras-chave
Tempos escolares – Experiência do tempo – Trabalho docente – Sociologia do tempo.
Calendário para a Educação Básica e para o Ensino Superior.
PONTOS IMPORTANTES NA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO: verifique o seu Regime Escolar: semestral ou anual; veja as datas dos feriados municipais: observações abaixo; na matrícula, deve ser dado conhecimento do Calendário Escolar aos pais e alunos; o professor deverá receber uma cópia do calendário mediante recibo, que será arquivado pela escola no