Socialismo e Capitalismo
A Desigualdade Social
A desigualdade social hoje é um problema que se encontra em todas as sociedades e em todos os países.
Em todos os países existem ricos e pobres, mas a desigualdade social é mais comum e mais visível em países Subdesenvolvidos ou em processo de desenvolvimento.
Um dos motivos da desigualdade social é a má distribuição dos rendimentos entre as regiões do país e a falta de investimentos na sociedade, com isso os problemas e as dificuldades logo aparecem como a falta de educação de qualidade, A falta de oportunidades melhores no mercado de trabalho e também o difícil acesso a cultura e aos bens culturais, para assim adquirirmos conhecimento e logo evoluirmos em conjunto com a sociedade.
A desigualdade social tomou uma evidencia maior com a implantação do sistema econômico Capitalista, com o sistema capitalista implantado no Brasil, por exemplo, a desigualdade ficou logo evidente como conseqüência.
O acumulo de bens que o capitalismo exige, criou dentro da sociedade uma desigualdade entre as pessoas, uma desigualdade Financeira, Cultural, educacional e até mesmo uma desigualdade de costumes, pois dependendo de sua classe social ela tem um costume diferente, o rico tem um costume diferente do que o pobre mesmo eles sendo do mesmo local.
Temos como exemplo de desigualdade de região e com isso também de costumes os seguintes estados, o estado do Pernambuco e o estado de São Paulo, cada sociedade estadual tem seu costume, seu jeito de falar, seu modo de se portar em certas situações e até mesmo o a língua nativa o Português, o português falado no Rio Grande do Sul com todo o seu sotaque existe palavras que não se usam lá no estado de Pernambuco como a palavra pão no Sul eles chamam de Cacetinho e no nordeste eles chamam de Pão.
Podemos ver também a diferença econômica no estado Paulista e no estado Pernambucano, pois a má divisão dos recursos faz com