Caldeiras Atualizado
TURMA 19 - NOTURNO
EDUARDO
JOSÉ CARLOS
MATEUS
MARCELO
TIPOS DE CALDEIRAS
Tipos de caldeiras – 2º módulo Apresentação ao curso técnico em mecânica do SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sob orientação do Prof. Paulo.
ITAJUBÁ
2015
Caldeiras Aquotubulares
Como o proprio nome indica, tem circulação de água dentro dos tubos e os gases quentes envolvendo-os. São usadas para instalações de maior porte e na obtenção de vapor superaquecido.
Caldeiras Flamotubulares
Foi o primeiro tipo de caldeira construido. Também chamada de tubo-de-fogo, tubo-de-fumaça ou pirotubular, por causa dos gases quentes provenientes da combustão que circula no interior do tubo em um ou mais passes, ficando a água por fora dos mesmos. É o tipo de caldeira mais simples. Muito usadas em locomotivas e navios, mesmo com o aparecimento de caldeiras mais modernas, este tipo ainda continua em uso. Posteriormente, com alguns aperfeiçoamentos, passou-se a chamar caldeira escocesa. Existem diversos tipos de caldeiras flamotubulares. São eles:
Caldeiras de tubos Verticais: Os tubos são colocados verticalmente num corpo cilíndrico fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos. A fornalha interna fica no corpo cilíndrico logo abaixo do espelho inferior. Os gases de combustão sobem através dos tubos, aquecendo e vaporizando a água que está em volta deles.
Caldeiras de tubos horizontais: As caldeiras horizontais apresentam tubulões internos, nos quais ocorre a combustão e através dos quais passam os gases quentes. Podem ter de 1 a 4 tubulões por fornalha. Abrangem vários modelos, desde as caldeiras Cornuália e Lancaster, de grande volume de água, até as modernas unidades compactas.
Cornuália: