RELATÓRIO DE CIENCIAS SOCIAIS
A ilustração fez surgir um movimento chamado liberalismo, que também era um movimento filósofo e defendia a liberdade em vários campos da ação humana
Nos séculos XVII e XVIII com o fortalecimento do comércio mundial, novas alianças, a burguesia entrava em uma nova etapa e precisava avançar a elaboração de um pensamento próprio.
A sociedade estava sedenta em vários fatores sociais, eles buscavam com suas análises entender a riqueza das nações e chegou à conclusão que o trabalho podia transformar matéria bruta em mercado.
A partir dessas necessidades surgiram novos valores, houve uma alta modernização, vindo de várias ideias, conhecido como “ilustração” que tinha o dever da elaboração teórica e prática das ideias.
A ideia de que a sociedade deveria ser regida por leis foi defendida por Jhon Locke, ele achava que a sociedade deveria ser uma associação entre indivíduos dotadas por razão, além de ter sua ideia apoiada por Rousseau.
Houveram pensadores como Locke e Montesquieu que apoiaram essas ideias e foram importantes para a constituição dos Estados Unidos (1787). Além de Montesquieu pregar a divisão do estado em 3 poderes : Executivo, Legislativo e Judiciário.
As ideias de progresso, racionalismo e cientificismo exerceram todo um encanto sobre a mentalidade da época.
O filosofo da Ilustração, além de se preocupar com o conhecimento da natureza, se preocupou também com o desenvolvimento do melhor método para o mesmo, com esse interesse vieram vários tipos de modelos de pesquisa diferentes e maneiras de se fazer ciência.
A ciência era formada em um conjunto de ideias a respeito da natureza dos fatos e métodos para entendê-los. Devido a isso, as primeiras questões que os sociólogos do século XIX buscavam compreender eram à identificação e definição dos fatos sociais e o melhor modo de investigar.
O anticlericalismo teve importância especial para o desenvolvimento cientifico e de uma postura especulativa diante da