Calculos
PROCESSO
DO CUIDAR
DO CUIDAR
II
II
CALCULOS - I
Prof. Eduardo Vicente
QUEM MEDICA?
A
administração segura e precisa de medicamentos é uma ação de extrema responsabilidade para o profissional da enfermagem.
Os medicamentos são meios primários de terapia para os pacientes com alterações fisiológica, mas qualquer um deles é capaz de causa efeitos adversos.
Portanto o profissional é responsável pela compreensão dos efeitos de uma droga, pela administração correta e pela monitorização da resposta do paciente.
O QUE É?
Farmacologia é a ciência que estuda as drogas e seus efeitos (absorção, mecanismo de ação, excreção e efeitos adversos) no organismo.
Droga são substância química capaz de produzir alterações fisiológicas ou patológicas no organismo vivo, resultando em efeitos benéficos (medicamentos) ou maléficos (tóxicos).
Uma mesma droga poderá agir como medicamento ou como tóxico, na dependência da dose utilizada, via de administração e suscetibilidade especial do paciente.
Medicamento é o conjunto de fármacos e outras substâncias inertes ao organismo, os adjuvantes.
Adjuvantes são substâncias medicamento, como forma comprimido. que dão forma de xarope ou
ao de Fármaco é a substância química que interage com o organismo através de reações químicas, provocando alterações fisiológicas.
Remédio são todos os meios utilizados com o objetivo de obter a cura, ou o bem estar do indivíduo.
Placebo administração de uma solução sem efeito terapêutico, onde o paciente acredita que somente essa droga irá solucionar seu problema.
Soluto é toda substância a ser dissolvida.
Solvente é a substância utilizada para diluir o soluto. Solução é uma mistura homogênea composta de duas partes.
Solução isotônica a osmolaridade é igual a do sangue. Ex: (SF 0,9% e SG 5%).
Solução Hipertônica a osmolaridade é maior que a do Sangue Ex: (SG a 50%).
Solução Hipotônica a osmolaridade é menor que a
do