Calculo
. O desmatamento, que não só altera o hábitat de centenas de espécies endêmicas (muitas delas fadadas à extinção), mas, também, impossibilita um fluxo constante de água das florestas para os demais ecossistemas e centros urbanos.
. erosão e sedimentação do leito dos cursos de água, devido ao monte de restos de rocha sem valor econômico (chamados de produto estéril) que costumam formar enormes montanhas, às vezes maiores do que a área sacrificada para a escavação.
. O enorme consumo de água exigido pela atividade mineira geralmente reduz o lençol freático no local, podendo secar poços de água e mananciais. Normalmente, a água acaba sendo poluída pela drenagem ácida, isto é, a exposição ao ar e à água dos ácidos formados em certos tipos de minério - em particular, os sulfúricos - como resultado da atividade mineira, os quais, por sua vez, reagem com outros minerais expostos.
. Substâncias químicas perigosas usadas nas diversas fases do processamento dos metais, como o cianeto, ácidos concentrados e compostos alcalinos, embora aparentemente controladas, é comum que acabem, de uma forma ou de outra, no sistema de drenagem.
. poluição do ar pode resultar do pó gerado pela mineração, uma séria causa de doença, geralmente transtornos respiratórios nas pessoas e asfixia em plantas e árvores.
. Consumo de enormes quantidades de madeira para a construção - no caso das minas subterrâneas - e, também, como fonte de energia, no caso das minas com fornos de fundição alimentados com carvão vegetal.
. O barulho ensurdecedor do maquinário utilizado na mineração quanto as detonações, que geram condições que podem ser insuportáveis para a população local e a fauna das florestas.
3 horas atrás
Sobre o cobre:
Os principais impactos da mineração de cobre ocorrem no solo e nas águas superficiais e subterrâneas. No solo, o cobre ataca fortemente a matéria orgânica, impede o