Calculo
Disciplina: Comunicação Empresarial
Síntese
AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE USO DE DUAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS
A abordagem tradicional na sala de aula pode ocorrer com um tom de excesso de autoritário, caracterizando uma relação vertical entre professor e aluno, sendo o docente o único detentor de conhecimento, e, “bom produto” desse processo é aquele individuo que acumula mais conteúdo. No estudo das novas formas de abordagens das teorias de aprendizagem, escolhemos uma teoria geracional, que estuda a “Geração Z”, jovens que nasceram a partir de 2000, que crescem em meio às novas formas de linguagem e novos suportes de tecnologias.
Um grupo geracional é um conjunto de pessoas que tem a probabilidade, comportamento e atitudes semelhantes, como traços de personalidade. Isso ocorre com pessoas que nascem no mesmo período e vivenciam as mesmas experiências de eventos similares. Isso faz compartilhar a forma de vê o mundo, uma identidade e uma história social. Jones fala sobre o entendimento da origem do nome dado aos grupos geracional que deu continuidade as outras gerações, como as denominadas de baby boomers, Geração X, Geração Y, e por fim Geração Z.
A Geração Z é denominada por alguns autores como geração a partir de 2000, que tem uma grande disponibilidade tecnológica, que convivem com novas tecnologias de informação e comunicação. Para LÉVY (1999) chamou de “Jovem ávido para experimentar” as novas formas de comunicação, novas mídias e o ciberespaço. O sociólogo Joaquim Pacheco citado por Santos (2012), o termo é recente e foi criado por sociólogo pós-modernos, que diz que o significado da letra “Z” tem origem na palavra “Zapear” que, seu contexto que dizer forma de navegar aleatória pela internet, e outras mídias ou fontes de informação (SANTOS, 2012). Para Freire filho e Lemos (2008) essa terminologia foi adotado pela mídia brasileira que tem a ver com a “Geração Online”,