calculo
O Cálculo Diferencial e Integral é uma fonte criativa e ao mesmo tempo crítica, pelo fato, que uma vez que atualiza o fenômeno cientifico, consideramos que seja expressivo o conhecimento do campo matemático, mas nem todas as pessoas que estudam essa matéria, ou fazem cursos que tem ligação com a matemática, conseguem enxergam com facilidade os problemas matemáticos. Portanto, para que possamos ter mais facilidades com o cálculo Diferencial e Integral, aprendemos a sua história, sua origem, onde foram forjadas e suas aplicações no ensino da matemática.
O Cálculo Diferencial e Integral tem como base para os desenvolvimentos dos estudos nas áreas de conhecimento, que tem como atividade principal o uso de cálculo, como por exemplo: Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Física, entre outros. Assim buscamos apresentar nesse trabalho e contribuição de cada teórico para o desenvolvimento do estudo do cálculo até os dias atuais, sendo assim, quando o cálculo torna-se uma ferramenta indispensável. Também temos para apresentar, os três pilares básicos do cálculo, que são: Quadraturas, Método de Exaustão e o Teorema Fundamental do Cálculo com a sua respectiva importância e aplicação ao longo dos tempos e as contribuições necessárias para que os mesmos chegassem até os nossos dias da forma como são apresentados.
Entretanto, o conhecimento formal vem sendo construído há séculos e estrutura de regras que precisam ser reformuladas, estas regras não podem ser ministradas através de um ensino rigoroso e restrito a uma determinada matéria, isolada de outras ciências, encerrando um grave erro sob dois aspectos: de um lado priva-se o estudante de uma correta apreciação da matéria, cujo valor mais autêntico reside nas idéias e criatividade, e não apenas no rigor ou encadeamento lógico das demonstrações.
Além disso, as contribuições dos matemáticos para o nascimento do cálculo são inúmeras; muitos deles já usam o cálculo de forma imprecisa ou