Calculo
O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. É uma mistura de gases, principalmente metano (CH4) e etano. É formado também por outros gases em quantidades menores, como propano, butano, entre outros.
COMPOSIÇÃO TÍPICA DO GÁS
Componente
(%) Volume
METANO
88,82
ETANO
8,41
PROPANO+
0,55
NITROGÊNIO
1,62
DIÓXIDO DE CARBONO
0,60
ALGUMAS PROPRIEDADES
DENSIDADE RELATIVA DO AR
0,62
PODER CALORÍFICO SUPERIOR (Kcal/m³)
9.400
PODER CALORÍFICO INFERIOR (Kcal/m³)
8.500
Obs.: essa composição pode variar a partir do reservatório onde o gás é encontrado.
Origem
É uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da Terra, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório. Esses materiais orgânicos formam a massa que reage ao longo dos anos sem contato com a atmosfera e sob condições específicas de temperatura e pressão produzindo assim o gás.
História
Os registros do uso de gás natural são muito antigos. Na Pérsia era usado para manter aceso o “fogo eterno” símbolo de adoração de uma seita local. Na China era usado para secar as pedras de sal. Na Europa, o gás natural foi descoberto no século XVII, embora não tenha despertado grande interesse. O gás de iluminação pública na Europa, a partir de 1790, era produzido a partir do carvão.
No Brasil, o emprego do gás natural começou na década de 1940, com descobertas de petróleo e gás na Bahia. Na década de 1980, a exploração da bacia de Campos aumentou o consumo de gás natural no país.
Algumas aplicações do gás natural estão no:
- Os fogões a Gás Natural, por exemplo, vêm agora equipados com dispositivos mais modernos como acendedor electrónico e sistemas que cortam a passagem de gás se a chama se apaga. - Os fornos a Gás Natural são