Calculo
ENSINO SUPERIOR
FÍSICA MECÂNICA
RELATÓRIO DE FÍSICA – PÊNDULO SIMPLES
FACULDADE PITÁGORA
PROFESSOR – GUILHERME ELEUTÉRIO DA SILVA
1° Semestre – 3° Período
BELO HORIZONTE – 2013)
Relatório – 10/04/2013
Relatório de Física – Pendulo Simples
Alan Maia de Souza
Isabela Gonçalves Fernandes
Judson Leonardo
Raíssa Paula da Silva
Waldomiro Jacob da Silva Junior
Wallace David Ferreira
RESUMO
A pesquisa foi realizada com o objetivo de medir o valor mais provável do período do pêndulo simples, tentando a partir de técnicas experimentais, aumentar a precisão dos resultados obtidos.
Foi medido o comprimento L do fio, em seguida, foi posto no suporte, amarrando no fio um objeto. Desta forma, foi colocado em oscilação tomando cuidado para não ultrapassar o ângulo que deve ser muito pequeno ao ponto de ser desprezível na oscilação.
INTRODUÇÃO
O pêndulo simples é um sistema constituído por uma massa pontual m, suspensa em um ponto por um fio inextensível e de massa desprezável quando comparada com m, e que oscila em torno desse ponto. Durante a oscilação, a massa descreve uma trajetória circular cujo raio é o comprimento l do pêndulo. O movimento não é uniforme porque nem o módulo nem a direção e o sentido da velocidade são os mesmos em todos os pontos do seu percurso, representado da seguinte forma.
Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m. Desta forma:
O movimento do pêndulo é descrito pela equação:
Onde, T é o período de oscilação, ou seja, o tempo em que o pêndulo vai e volta em uma determinada posição; Sendo, L o comprimento do fio e g a aceleração da gravidade local.
MATERIAIS E MÉTODOS (PARTE EXPERIMENTAL)
Neste experimento inicialmente é ajustado o comprimento do fio (L) e o pêndulo é posto para oscilar em um pequeno