Calculo da Vazão
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Curso de Engenharia de Produção
Turma: 2ENP2
Alunos: Bernardo Vergara, Dennis Hernan, Eriton Barreiros, Kauê Jucá, Rodrigo Santos.
Professor: Alberto Lima
FENÔMENOS DE TRANSPORTES
Trabalho apresentado à disciplina Fenômenos de Transportes, como avaliação parcial para obtenção de nota da 1ª avaliação, sob orientação do professoro Alberto Lima.
Belém-PA
2014
RESUMO: No presente trabalho baseados nos princípios da hidrodinâmica onde o fluído é tratado com ideal (não viscoso, homogêneo e em regime estacionário). Será apresentado o cálculo da vazão, através de cronometragens que determinam o tempo de preenchimento volumétrico pré-estabelecido, mais especificamente o Conjunto Amapá, com o intuito obter maior embasamento de dados em relação ao estudo da vazão de água os estabelecimentos residenciais na cidade de Belém.
ESTUDO DA VAZÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Hidrodinâmica:
Princípios Gerais: A Hidrodinâmica tem por objetivo geral o estudo do movimento dos fluidos. O movimento dos fluidos pode ser classificado como:
Classificação do movimento dos fluidos
Permanente
Uniforme (as propriedades não variam ao longo do espaço).
Não Uniforme
Acelerado
Retardado
Variado (em um mesmo ponto as propriedades variam ao longo do tempo).
Em nossas aplicações, trabalharemos com movimento permanente. No movimento permanente as propriedades são independentes do tempo. Em uma determinada seção, a vazão ou descarga representa a quantidade de líquido que atravessa esta seção por unidade de tempo. Na hidráulica, expressamos a vazão em termos do volume de água que atravessa uma determinada seção por unidade de tempo: litros por minuto, metros cúbicos por segundo, metros cúbicos por hora etc.
Vazão = Volume/Unidade de tempo Ex: Litros/segundo; m3/s; m3/h
A seguinte relação pode ser