Cálculo de Vazão Entrada/Saída
No presente trabalho baseado nos princípios da Hidráulica Geral será apresentado o Cálculo da Vazão. A partir de equipamentos simples como cano de PVC, adaptadores e válvula de globo, é possível determinar a vazão de água em uma torneira. Os resultados obtidos demonstram que quanto maior a abertura, maior a vazão e maior a velocidade, porém tal experimento está exposto a um erro relativo, pois os dados obtidos possuem variações que podem ter influenciado no resultado final.
2- Introdução:
Hidráulica é uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso. É responsável pelo conhecimento das leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc.).
3– Desenvolvimento
Entrada:
Para realização do trabalho foi utilizado um balde 10 lt, T1=90s e T2=88s, com média utilizada de 89s. Logo, o cálculo de vazão de entrada é:
Q = V/T = 10/89 ~ 0,1123 lt/s
Saída:
Para esta etapa, utilizamos um reservatório com 48x25x15 equivalente à 18.000cm³ ou 0,018m³.
Logo, o cálculo de vazão de saída é:
1m³ - 1.000 lt
0,018 – 18 lt ( Volume do reservatório )
Q = V/T = 10/48 ~ 0,2083 lt/s
4- Observações
O experimento do cálculo da vazão de água de uma torneira obteve resultados que condizem com a teoria, ou seja, quanto maior o volume por unidade de tempo, maior a vazão e consequentemente a velocidade (caso as condições sejam as mesmas).
Porém, com os resultados obtidos é possível perceber uma variação de medidas, constando que o experimento não foi preciso. Os resultados obtidos demonstram que quanto maior a abertura, maior a vazão e maior a velocidade. Os dados encontrados possuem variações que podem ter influenciado no resultado final.
5- Conclusão
Por fim, podemos dizer que tivemos sucesso no experimento e confirmamos o que foi nos passado pelo professor em sala de aula.