Calculo 1
1. Introdução
Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida.
2. Vantagens das peças fundidas
* Podem apresentar formas externas e internas desde a mais simples até a mais complexa. * Podem apresentar dimensões limitadas somente pelas restrições das instalações onde serão produzidas. * Podem ser produzidas dentro de padrões variados de acabamento e tolerância dimensional (entre ± 0,2 e 0,6 mm). * Possibilita grande economia de peso, porque permite a obtenção de paredes com espessuras quase ilimitadas.
3. Principais propriedades do processo de fundição
* Temperatura de fusão * Fluidez
4. Tipos de Processos de Fundição
* Fundição por gravidade * Fundição sob pressão * Fundição por centrifugação * Fundição de precisão * Fundição por outros métodos
5. FUNDIÇÃO: passo a passo
A matéria-prima metálica para a produção de peças fundidas é constituída pelas ligas metálicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e não-ferrosas (ligas de cobre, alumínio, zinco e magnésio).
O processo de fabricação dessas peças por meio de fundição pode ser resumido nas seguintes operações: * Confecção do modelo - Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça. Ele é feito de madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor. * Confecção do molde - O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser