Cal e aplicacoes
História:
A fabricação da cal e o seu emprego são conhecidos pelo homem há mais de 20 anos. Suas primeiras aplicações constam de construções de cais, de pavimentos e edificações. Na América Colonial, a simples calcinação do calcário foi um dos processos primitivos de fabricação adotado pelos colonizadores. Usavam, então fornos escavados num barranco, com paredes de tijolos ordinários ou de pedra, com fogo de carvão ou de madeira no fundo, durante 72 horas. Estes fornos ainda podem ser vistos em muitas das regiões de povoamento mais antigo no país. Foi só recentemente, sob a influência de pesquisa, que a fabricação da cal desenvolveu-se numa grande indústria, com um controle técnico exato, produzindo um material uniforme a custo baixo. Desde que o homem descobriu as propriedades aglomerantes da cal, nenhum outro material mostrou tanta versatilidade em suas finalidades de uso na construção civil. Produto obtido a partir da calcinação da rocha calcária a altíssimas temperaturas, a cal, desde a antiguidade, é usada para unir e revestir as alvenarias das construções, devido ao poder aglomerante e à durabilidade que acrescenta às argamassas.
A argamassa mais comum hoje utilizada na construção civil é feita com areia, água, e uma combinação de dois aglomerantes: cimento e cal hidratada. Essa combinação forma uma dupla perfeita: enquanto o cimento endurece ao reagir com a água da mistura, a cal hidratada tem endurecimento pelo contato com o ar. A cal absorve e reage com o gás carbônico presente no ar, o que a transforma num carbonato tão sólido quanto a rocha calcária que a originou.
Conceito:
A cal, também conhecida como óxido de cálcio é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário a 900°C. Também chamada de cal viva ou cal virgem , é um composto sólido branco que forma a base de um grande número de pedras, como o mármore, o granito, etc.
Esta substância é normalmente utilizada na