Caixa de Redutor
Introdução
Nem sempre as unidades geradoras (motores elétricos) podem ser acopladas diretamente em determinados dispositivos, algumas situações podem ser mencionadas como bombas, ventiladores entre outras porem na grande maioria dos processos existe a necessidade de se modificar algumas características como velocidade, rotação ou torque. Para esta finalidade os redutores foram desenvolvidos.
Figura X - Caixa de Redução
Durante a aula Pratica de manutenção nosso grupo teve que desmontar um redutor, com o objetivo de aprender um pouco sobre funcionamento de um redutor e as etapas para desmontagem do mesmo.
Metodologia
Para a desmontagem do Torno foram usadas diversas ferramentas que serão listadas a Seguir:
Figura X - Paquímetro
Figura X - Chave Tipo L 9/16 pol.
Figura X - Chave Allen 5 mm
Figura X - Chave Estrela 6 mm
Figura X - Macete
Figura X - Chave De Fenda
No primeiro passo para desmontar a caixa foi necessário retirar primeiro os itens periféricos, que eram as tampas Laterais e o Acoplamento direito.
Figura X – Vistas Laterais caixa de redução
Para retira as Tampas laterais foi necessário utilizar a chave L 9/16 para os parafusos das tampas maiores, a chave estrela de 6 mm para as tampas menores e a chave Allen de 5 mm para o acoplamento direito.
Após retirar os itens periféricos, retiramos os parafusos em torno da armadura usando uma chave L 9/16 pol. Muitos dos furos já estavam desgastados e sem rosca.
Figura X – Vista superior caixa de redução
Para retira a carcaça tivemos que improvisar uma alavanca com chave de fenda, pois no lugar de encaixar os parafusos de elevação não havia rosca.
Após isso estava terminada a desmontagem e já podíamos ver as engrenagens e calcular as relações de transmissão e perceber melhor possíveis defeitos no Redutor.
Funcionamento
Um redutor consiste num conjunto de eixos com engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com uma coroa com