Caise de Sucesso
TRABALHO SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL DA NIKE
Salvador
ABRIL /2014
TRABALHO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Eliane Cintra
Leila França
Trabalho sobre CULTURA ORGANIZACIONAL DA NIKE como requisito parcial para avaliação da I Unidade da disciplina Cultura Organizacional, sob a orientação do Professor Emerson Silveira.
Salvador
ABRIL /2014
1. INTRODUÇÃO
A cultura equivale ao modo de vida de um grupo social em todos os seus aspectos, como idéias, crenças, costumes, regras, técnicas, etc. A cultura organizacional é a maneira costumeira, compartilhada por todos os membros da organização, de pensar e fazer as coisas, e que os novos membros devem aprender e compartilhar para fazerem parte da organização.
A Cultura Organizacional é fundamentalmente importante para que uma empresa alcance a estabilidade, pois ela embasa cada passo, cada pensamento dos colaboradores para um objetivo, uma missão única, e assim une, fortalece e conduz a organização ao sucesso.
2. HISTÓRIA DA NIKE
Entretanto, a mesma Cultura Organizacional pode, em certos casos, atrapalhar o desempenho da empresa, fechando as portas para o inovador. Um exemplo de cultura organizacional que afetou as vendas é a empresa Nike. Com uma cultura rebelde e predominantemente masculina, a Nike centrava seus produtos em atletas masculinos. Na década de 1980, porém, com a chegada da Reebook, a Nike viu suas vendas despencarem. A concorrência vinha com produtos de couro macio, que tinham um apelo fortíssimo junto às mulheres. A Nike viu-se então obrigada a se reestruturar, e conceber uma abordagem mais unificada para desenvolver calçados para ambos os sexos.
A NIKE surgiu a partir da idéia de Phil Knight, que consistia em que os tênis fabricados no Japão, com mão de obra mais barata, poderiam conquistar uma parte do mercado da marca alemã Adidas. Após firmar contrato com a marca Tiger, do Japão e conquistar