Caio prado junior
Caio Prado, em sua adolescência, estudou no Colégio São Luís e no Chelmesford Hall, em Eastbom – Inglaterra – onde concluiu seus estudos secundários.
Retornou ao Brasil onde cursou Direito na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, concluído-o no ano de 1928.
Desde sua mocidade atuou com grande destaque na conjuntura política nacional; era contrário as idéias do Partido Republicano Paulista, que defendia os proprietários de fazenda cultivadores de café e dominadores do quadro político nacional desde o momento em que foi proclamada a República.
Em 1926 nasceu o Partido Democrático, para lutar contra as idéias do Partido Republicano Paulista, tornando-se Caio Prado Júnior um dos primeiros a se filiar e passar a defender ferrenhamente as idéias deste partido.
Este foi seu primeiro passo em direção à política, em seguida tomou parte na Aliança Liberal que deu sustentação a Getúlio Vargas em sua pretensão a Presidência da República no ano de 1930, a qual só alcançou após uma conflagração que ocorreu no mesmo ano.
Caio Prado, entretanto, veio a se desencantar com as idéias políticas do seu partido e do novo poder supremo do Estado, o que o levou, em 1931, a migrar para o Partido Comunista, levando-o a trabalhar no intuito de constituir e preparar seus alicerces políticos contíguo à classe operária.
Atuou também na Intentona Comunista em 1935, vindo a ser preso pelo período de dois anos quando esta foi desbaratada.
No ano de 1937 viajou para o exterior e passou a residir na França, era o ápice do nazi-facismo na Europa e a elevação do franquismo na Espanha, momento em que a Alemanha e a Itália interferem declaradamente na Guerra Civil Espanhola.
Caio Prado, então, contando com o apoio do Partido Comunista da França, parte para a fronteira onde