Caio prado junior
Caio da Silva Prado Júnior, político e historiador brasileiro nascido em São Paulo, um dos maiores intelectuais brasileiros e que desenvolveu obras essências para a compreensão do processo de formação histórica do Brasil, além de ser destacar como ativista político. Terceiro entre quatro filhos de Caio e Antonieta Silva Prado, teve formação escolar esmerada, orientado por professores particulares, assim como era comum entre a elite da época. Estudou no colégio Jesuíta São Luís(1918), na Avenida Paulista, concluindo a formação secundária, havendo apenas um interregno de um ano quando em razão de doença de um de seus irmãos, ele e sua família, passaram uma temporada na Inglaterra, onde frequentou o colégio Chelmsford Hall em Eastbourn.
Proveniente de uma família de políticos, vários parentes seus exerceram papel de destaque na vida político-econômico de São Paulo, como por exemplo seu avô Martinho Prado Júnior e seus tios-avôs Antônio e Eduardo Prado, sendo que os dois também possuíram mandatos na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco(1924-1928)onde mais tarde seria livre-docente de economia Política. Forma-se bacharel em ciências jurídicas aos 21 anos. Na faculdade de direito iniciou sua preparação crítica no ensaísmo político, e logo depois de formado exerceu a advocacia por alguns anos. Durante sua formação universitária e pratica advocatícia, vivenciou toda a efervescência política, social e cultural no Brasil, durante as décadas de 20 e 30.Iniciou suas atividades políticas ingressando no Partido democrático. Participou ativamente da Revolução(1930).
Decepcionado com a inconsistência política e ideológica da chamada “Republica Nova”, aproximou-se do marxismo e, em seguida, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil(PCB) em 1931. Neste primeiro momento de sua militância comunista, além, das ações mais corriqueiras como militantes, dedicou-se as atividades