CAFÉ
DO CAFÉ
História do café A história do café começou no século IX . O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e
Quênia ) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da
Europa .
Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que signifca "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.
Uma lenda conta que um pastor, chamado Kaldi, observou que suas cabras fcavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro . Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade.
Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI, o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.
Os árabes chegaram a considerar as propriedades do café contrárias às leis do profeta Maomé . No entanto, logo esta bebida venceu as resistências e até os doutores maometanos indicavam a mesma para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono.
Por volta de 1570 , o café foi introduzido em Veneza , Itália , mas a bebida, considerada maometana, era proibida aos cristãos e somente foi liberada após o papa Clemente VIII provar o café.
Como chegou
• O café chegou ao Brasil, na segunda década do século XVIII, através de Francisco de Melo Palheta. Estas primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa. No século XIX, as plantações de café espalharam-se pelo interior de São Paulo e
Rio de Janeiro. Os mercados nacionais e internacionais, principalmente Estados Unidos e Europa, aumentaram o consumo, favorecendo a exportação do produto brasileiro.
• Na segunda metade do século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno. Os fazendeiros, principalmente paulistas, fzeram fortuna com