Cafod - Origem e História
Origem e História
A CAFOD nasceu em 11 de março de 1960 após o dia de jejum de um grupo religioso formados por mulheres católicas, porém o seu registro oficial só se deu após dois anos, sendo então registrada no ano de 1962, tendo como principal temática a redução da pobreza, ajuda aos necessitados, inserção da justiça social promovendo a igualdade entre os sexos e na criação de um ambiente seguro para crianças e jovens pelo mundo, principalmente de países subdesenvolvidos.
No ano de 1965 a fundação entrou para o CÁRITAS, órgão que tem uma atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Em 1969 iniciaram uma parceria com a CIDSE (agencia católica para Europa e America do Norte), no ano de 1972 completou 10 anos e lança seu primeiro jornal com 245 projetos já realizados em 45 países. Em 1984 atuou em ajuda humanitária na Etiópia e em 1987 juntamente com o Cáritas lançou o projeto contra AIDS e HIV. Em 1993 fundou o seu primeiro escritório no exterior, especificamente na Albânia, completando em 2013, 51 anos de existência.
Objetivos
Tem como missão trabalhar ao lado das pessoas mais pobres do mundo. Financiam trabalhos para garantir que mulheres e os homens nos países em desenvolvimento possam ter uma vida decente, acesso os mercados de trabalho por meio de capacitação e atender às necessidades de longo prazo de suas famílias. Atualmente desenvolvem projetos em busca de:
• Aumentar o acesso à água potável, educação e saúde no Haiti, Sudão e Síria.
• Assegurar o setor privado adota práticas e condições de trabalho justas.
• Ajudar os parceiros a criação de programas e serviços eficazes em suas comunidades.
• Fazer lobby junto ao governo do Reino Unido e da União Europeia para programar políticas que ajudem os países em desenvolvimento.
Acreditam que os valores católicos são aplicados através de trabalhos pela