Cafe
A correção do solo em cafezais é realizada, normalmente, através da calagem, sendo mais comum a aplicação do calcário de forma esparramada, em cobertura.
As funções do calcário são a correção da acidez do solo, reduzindo o alumínio livre e, ainda, o fornecimento de cálcio e magnésio, nutrientes exigidos em doses significativas ( 3 kg de CaO e 1,9 kg de MgO para cada saca) para o bom crescimento e produtividade das lavouras de café. A acidez (medida pelo pH) pode ser a natural do solo, ou aquela causada pelo uso de fertilizantes acidificantes, como, por exemplo, a uréia, o sulfato de amonea e outros (acidez fisiológica).
Nos cafezais adultos não é possível incorporar o calcário aplicado a lanço, sendo prevista, por isso, sua ação lenta na correção do solo e na disponibilização do Ca e Mg para as plantas.
Nas lavouras de café irrigadas sob pivô-Lepa, com plantio circular, a adubação é feita praticamente toda através da água de irrigação, localizada sobre a linha de cafeeiros. Nesse sistema, os adubos,, solubilizados, caem ao solo debaixo da copa das plantas. Ali, em conseqüência, forma-se a acidez fisiológica e as amostras de solo evidenciam pH baixos, teores de Ca e Mg também baixos e saturação de bases (V%) em níveis inadequados.
A calagem em geral não corrige a acidez em profundidade no caso de cafezais já formados, onde é inviável a incorporação do corretivo, a menos quando se procede à