Caderno sobre sql
Sumário: Introdução ao SQL, como linguagem universal para pesquisas em base de dados.
Módulo 6 – Linguagem de programação IV
O que é o SQL?
Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional (base de dados relacional). Muitas das características originais do SQL foram inspiradas na álgebra relacional.
O SQL foi desenvolvido originalmente no início dos anos 70 nos laboratórios da IBM em San José, dentro do projeto System R, que tinha por objetivo demonstrar a viabilidade da implementação do modelo relacional proposto por E. F. Codd. O nome original da linguagem era SEQUEL, acrônimo para "Structured English Query Language" (Linguagem de Consulta Estruturada, em Inglês).
Subconjuntos do SQL
A linguagem SQL é dividida em subconjuntos de acordo com as operações que queremos efetuar sobre um banco de dados, tais como DDL, DML, DCL, TML
DDL - Linguagem de Definição de Dados
O segundo grupo é a DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados). Uma DDL permite ao utilizador definir tabelas novas e elementos associados. A maioria dos bancos de dados de SQL comerciais tem extensões proprietárias no DDL.
Os comandos básicos da DDL são poucos:
CREATE: cria um objeto (uma Tabela, por exemplo) dentro da base de dados.
DROP: apaga um objeto do banco de dados.
Alguns sistemas de banco de dados usam o comando ALTER, que permite ao usuário alterar um objeto, por exemplo, adicionando uma coluna a uma tabela existente.
Outros comandos DDL:
CREATE DATABASE: criação de uma base de dados;
CREATE TABLE: criação da estrutura de uma tabela;
ALTER TABLE: modificar a estrutura da tabela;
DROP INDEX: eliminar uma tabela;
DROP DATABASE: eliminar uma base de dados.
DML - Linguagem de Manipulação de Dados
O primeiro grupo é a DML (Data Manipulation Language - Linguagem