Banco de Dados 1
- Um banco de dados é toda e qualquer forma de armazenamento, estruturado ou não, que possibilite o acesso posterior aos dados armazenados para uma tomada de decisões. É necessário um padrão em relação a organização destes dados para que a sua manipulação seja feita de forma eficiente. Ex.: Caderno, livro, cérebro.
- Um sistema de banco de dados é um banco de dados que utiliza-se de recursos computacionais para simplificar e automatizar s processos de manipulação, acesso e armazenamento de dados. Geralmente oferece padrões estruturais em relação aos dados armazenados Ex.: Planilha eletrônica, SO, MS Access.
- Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), por sua vez, além de utilizar recursos computacionais, apresenta um conjunto de características especificas, com o objetivo de otimizar todos os processos que envolvem os dados armazenados.
Tais características variam entre as estruturas de dados utilizadas, passando pela forma como os dados podem ser representados, chegando até recursos de segurança, tolerância a falhas e balanceamento de carga.
- Existem diversos SGBDs no mercado, que atendem a diversas demandas diferentes, e capazes de oferecer visões diferentes (paradigmas), dependendo do tipo de utilizacação dos dados.
Ex.: Oracle, MySQL, PostGre SQL, SQL Server, Firebird.
O paradigma de banco de dados estudado nesta disciplina é o Relacional.
- Os SGBDs relacionais mais eficientes do mercado organizam os dados na forma de arquivos. Os dados armazenados nestes arquivos podem ser representados de formas diferentes, com a representação binaria sendo a mais utilizada.
Cada arquivo possui uma função especifica, seja para armazenar dados, metadados (dados sobre os dados), aspectos de segurança, entre outras funções.
- Sobre cada arquivo, são realizadas instruções de leitura e /ou escrita em disco, dependendo da operação realizada. As operações mais comuns são.
Acrescentar ( Criar) um novo arquivo de