Caderno EJA MEC
O Caderno EJA do MEC é um material muito interessante, porque por meio dele é possível quebrar certos pré-conceitos sobre os motivos que levaram diversas pessoas a abandonarem a escola ou até mesmo a não darem continuidade a vida escolar.
Por meio deste documento foi claro perceber o perfil dos alunos do EJA, que em grande parte são homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos que buscam a escola e pertencem todos a uma mesma classe social de baixo poder aquisitivo que abandonaram os seus estudos para começar a trabalhar ou ajudar em casa. Desta forma foram privados de darem continuidade aos estudos ou em função do trabalho ou até mesmo pela desmotivação e ação negativa do professor(a). Uma das alunas do EJA Luciane mencionou a ação negativa de sua professora de infância que desvalorizando o seu rendimento contribuiu para o seu fracasso escolar.
O papel da escola na formação destes homens e mulheres também é importante, porque por meio dele o individuo tem a chance tanto de ingressar no mundo letrado como também de estabelecer vínculos com outras pessoas acerca do conhecimento, através da escola o aluno tem a chance de pensar em conjunto, discutir ideias, compartilhar alternativas e encontrar soluções para os problemas, para enfim haver o enriquecimento pessoal. No caso de Francisca por meio da escola ela passou a ir ao teatro, fazer trabalhos em grupo etc.
A escola abre caminhos para o conhecimento, mas vale lembrar que mesmo o individuo sendo analfabeto ele já refletiu sobre o conceito da escrita (compreensão da função social da língua), ou seja, por que escrever? ou para que?. Todos nos temos contatos diariamente com o mundo letrado, seja por meio do jornal, placas de rua, rótulos outdoor etc. Muitos destes alunos têm contato com a leitura e escrita por meio do trabalho, ou até mesmo por causa do trabalho precisam voltar a estudar. É imprescindível que o professor em sala de aula tente alfabetizar estes alunos por