EJA CADERNO 3 E 4
Gabriela Ignês Moreira Costa
Natália Cardoso de Souza
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Prof.ª Maria Lúcia Ferreira
Belo Horizonte
2015
CADERNO 3 - TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – OBSERVAÇÃO E REGISTRO
O Caderno 3 Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos – Observação e Registro, apresenta a observação como uma avaliação e segundo o caderno essa observação deve estar articulada com outra prática que é de suma importância para a qualidade do ensino nos dias de hoje: o registro. Esses dois meios de avaliação devem seguir juntos, pois, um depende do outro e se complementam.
Observar vai além de enxergar algo, observar é interpretar os elementos apresentados. A interpretação é importante porque através dela será possível detectar possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos. Nesse processo de observação devem-se considerar as diferentes visões sobre situações determinadas. Para se observar é preciso se orientar sobre como deve ser realizada esta observação, só consegue perceber as dificuldades aquele que obtêm algum conhecimento sobre elas. Por isso o conhecimento está diretamente ligado á observação.
Nem sempre os professores têm a sua capacidade de observar desenvolvida, essa ação não é inerente ao ser humano, ele precisa aprender e desenvolver a sua capacidade de observar. Alguns professores selecionam alguns aspectos que consideram importantes para enriquecer a sua prática. O caderno apresenta alguns desses aspectos relatados pelos professores da EJA. São eles:
O interesse
O desinteresse
O hábito de fazer muitas perguntas
O hábito de nunca perguntar
O fato de ser barulhento
Ser muito quieto
Ser bom aluno
Não querer se esforçar
Ter boa aparência
Ser muito educado
Observações como essas podem não ter nenhum valor para a prática pedagógica desses professores, é preciso ir além dessas observações.
É preciso compreender os alunos, analisando suas características como seus