Caderno de Pesquisa
A síndrome do bebe azul é uma má formação congênita do coração do bebe que não permite a oxigenação do sangue venoso que entra no coração possa ser feita de forma adequada,ocorre porque o nitrito oxida os íons ferrosos da hemoglobina a íons férricos gerando a meta-hemoglobina, que é menos eficiente na absorção e transferência de oxigênio para as células
Essa síndrome também é conhecida como tetralogia de Fallot, ou seja, o coração da criança apresenta 4 características básicas:
1)defeito do septo ventricular ( o coração apresenta 4 cãmaras, esse septo separa os ventrículos direito e esquerdo que possuem uma musculatura mais desenvolvida e são capazes de impulsionar o sangue para os pulmões e para o resto do corpo, respectivamente)
2)estreitamento da valva pulmonar ( por onde passa o sangue que vai para os pulmões ser oxigenado)
3)aorta deslocada
4)espessamento da parede do ventrículo direito ( de tanto trabalho que o ventrículo faz para fazer o sangue passar para os pulmões pela valva que está estreitada, ele acaba tormando-se mais espesso e forte)
Logo, há uma grande dificuldade de tornar esse sangue do bebê oxigenado, com isso os tecidos acabam ficando pouco oxigenados e o bebê adquire uma cor arroxeada a chamada cianose e sofre de falta de ar.
O certo é que pela baixa oxigenação do sangue que passa a circular a pele e extremidades do bebe fica com a cor azulada ou arroxeada.
Doença do bebe azul é quando a criança nasce com má formação no coração, onde não há oxigenação do sangue, dando a criança a cianose: Recém nascido que apresenta cor azulada da pele e mucosas labiais, consequente de condição que impede uma boa oxigenação do sangue.
O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivo. A Eritroblastose fetal, também conhecida como Doença hemolítica do recém-nascido é causada pela incompatibilidade sanguínea do Fator RH entre o sangue materno e o sangue do bebê. O problema se