Quadrante e Astrolábio
Quadrante
O que é?
O quadrante é uma ferramenta que pode ser usada para medir a altura angular de um corpo celeste com respeito à linha de horizonte Ele tem forma de um quarto de círculo, para medir o valor de um ângulo de 0º a 90º.
Este instrumento foi usado especialmente para apoiar a navegação .
História.
A origem é atribuída ao caldeus e os babilónicos. Ptolomeu , no século II d.C. já estava familiarizado com esta ferramenta, mas antes que ele havia feito uso Hiparco e Eratóstenes. Nos tempos antigos, era muito semelhante a uma esfera armilar , mais tarde (séculos VIII e IX d.C.), os árabes fez derivar o astrolábio plano, que foi usado até o início do século XVIII. Cristo foro Colombo funcionou durante a primeira passagem para a Índia.
Anteriormente, o disco era uma ferramenta fundamental para os astrónomos , até a invenção do telescópio , tinham tamanhos diferentes, alguns eram enormes para se certificar de dar leituras de medições mais precisas, salas inteiras ocupadas especialmente construídas.
Por velejadores era um instrumento indispensável, com o qual, medido a altura das estrelas , e, portanto, poderia fazer um ponto de onde eles estavam. Ainda é usado, embora com transformações modernas tornou-se um instrumento de alta precisão óptica ( sextante ).
Astrolábio
O que é?
O astrolábio é um instrumento astronómico antigo através do qual é possível localizar e calcular a posição de corpos celestes como o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas. Também é possível determinar a hora local, conhecer a longitude , ou vice-versa.
História.
Um astrolábio rudimentar foi introduzido no século II a.C., na Grécia . Sabe-se como o mecanismo de Antikythera , com o nome de ilha grega onde foi encontrado um espécime. Sua invenção é muitas vezes atribuída a , ( II século a.C. ), um dos maiores astrônomos da história e contribuíram para o desenvolvimento da teoria dos epiciclos, e esboçou teoria proposta por Apolônio de