cadeias
Os APL’s do estado do Rio Grande do Norte são apoiados principalmente por organizações como: Núcleo Estadual de Apoio a APL’s, SEBRAE/RN, a FIERN e o IEL/RN. Além do apoio dos Governos Federais, Estaduais e Municipais com o objetivo de promover o desenvolvimento destes.
Os governos, por exemplo, financia um grande número de programas, projetos e linhas de crédito como incentivo para os APL’s, em alguns deles os tributos cobrados são diferenciados para atividades distintas, onde os atores ganham benefícios em relação ao imposto de ICMS. O programa da de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI) também facilita para empresas no sentido do imposto de ICMS onde as empresas participantes recebem diferimento do pagamento dos tributos sobre a aquisição de equipamentos, peças e matéria – prima de outros estados ou exterior, o que é de extrema importância uma vez que facilitará no processo de ampliação e reequipamento das plantas locais. Além também de benefícios como a cessão de terrenos e infra-estrutura e ICMS sobre energia de 17℅.
Dessa forma os APL’s são apoiados por políticas públicas e incentivos fiscais para o desenvolvimento e solidificação desses Arranjos Produtivos Locais.
B - A partir da leitura do texto “Capital Social e a Construção da Confiança em Redes de Cooperação: Mudando Padrões de Relacionamentos na Pecuária de Corte” de Guilherme Cunha Malafaia, Douglas Wegner, Alessandra Costenaro Maciel e Maria Emilia Camargo, respondam as seguintes questões:
1 – O capital social está presente através de relações sociais como bem