administração de empresas
A missão precípua da administração de Recursos Humanos é prover meios de manter os funcionários de uma empresa sempre motivados, proporcionando-lhes um bom clima organizacional.
O tema proposto sugere a análise do Clima Organizacional no Corpo de Bombeiros de Itabuna, dada a sua imperativa necessidade de estudo do ponto de vista das implicações negativas que o Clima Organizacional desfavorável acarreta na execução das atividades rotineiras, que quase sempre envolve a proteção à vida e o patrimônio.
O Clima organizacional é o ambiente interno de uma empresa, o aspecto psicológico e peculiar existente em cada organização. É alvo de relevantes pesquisas no ambiente competitivo experimentado pelas empresas na atualidade, visto que, estabelece uma correlação com a produtividade e a lucratividade.
Muitas empresas criam diversos canais de comunicação com seus clientes externos, investem pesado na melhoria dos seus produtos, procurando atender às necessidades dos clientes mas esquecem de voltar-se para o seu público interno e mensurar o nível de satisfação dos seus capital humano.
No serviço público, em especial, há uma tendência natural em tratar o Clima Organizacional com mínima ou nenhuma atenção, o que, a exemplo do Corpo de Bombeiros de Itabuna (que é um órgão público), faz do setor um alvo de críticas e um mal exemplo quanto às perspectivas que envolvem o tema.
Sob essa perspectiva, a presente pesquisa propõe o estudo do clima organizacional percebido no 4º GBM – Grupamento de Bombeiros Militares de Itabuna – e, de que forma o clima na corporação impacta na produtividade dos seus colaboradores.
Assim, como as atividades desempenhadas no 4º GBM envolvem um alto nível de comprometimento em virtude do risco operacional e os diversos aspectos psicodinâmicos como o stress e alterações de estado emocional constantes decorrentes das situações de emergência em que os militares atuam, a pesquisa de clima organizacional, por ser caracterizada como um