Cadeia Valor Mercadinho 1
Por Jussara Palmeira dos Santos – UFCG
O Mercadinho surgiu a partir da necessidade do proprietário da organização de ter sua própria renda. Graças a essa necessidade e ao espírito empreendedor dele, o Mercadinho abriu suas portas pela primeira vez no ano de 1980. Devido ao fato do ramo de supermercado possuir um mix muito grande de produtos, o proprietário optou por esse tipo de comércio para que, assim, pudesse atender muitas pessoas. No início dos serviços oferecidos, os únicos funcionários da empresa eram ele e seu irmão, que se revezavam as atividades. Com o passar do tempo, as condições foram melhorando, houve um significativo crescimento da demanda, daí, foi percebida a necessidade de se aumentar o estabelecimento e começar a diversificar mais os produtos que eram oferecidos aos clientes. Hoje, a empresa conta com os serviços de cinco funcionários e atende também de localidades vizinhas. O Mercadinho procura sempre está à frente dos concorrentes, por isso se mantém disposta para as mudanças inovadoras que possam lhe gerar uma boa vantagem competitiva.
Diagnóstico da situação atual
O Mercadinho por ter uma administração familiar de pequeno porte adota estratégias de marketing de relacionamento empiricamente, buscando um relacionamento com os clientes com base na vivência do dia-a-dia. As estratégias observadas para estabelecer um relacionamento com os clientes foram as seguintes: contato constante com os clientes, flexibilidade quanto às formas de pagamento, oferecimento de um bom mix de produtos, serviços, manter o cliente informado sobre promoções, entrega em domicílio, boas maneiras no atendimento, procura satisfazer as necessidades dos clientes e sempre estabelece um vínculo com o cliente através do diálogo.
Existe um cadastro dos clientes que mais frequentam o Mercadinho, porém esse cadastro se resume apenas ao nome e o telefone da pessoa não dando