Cadeia produtiva do alumínio
Cadeia produtiva do Alumínio
Processo Industrial e Fontes de Poluição
Muitos poluentes atmosféricos são provenientes das indústrias de produção de alumínio. Desta forma, os processos de produção deste metal apresentam um grande potencial de emissão de gases que afetam o meio ambiente e a saúde dos seres humanos e animais. En tão, tornam-se necessários mecanismos para a eliminação ou redução destas emissões.
Na produção de alumina, Al2O3, é utilizado o processo Bayer, cuja primeira etapa é a purificação do minério (bauxita), onde são removidas as impurezas. As principais impurezas da bauxita são compostos de ferro, silício e gálio, que poderiam afetar as propriedades do produto. O borbulhamento de
CO2, por diminuição de pH, promove a remoção dos rejeitos insolúveis, como óxido de ferro. Os íons silicato permanecem em solução. O precipitado de
Al(OH)3 é calcinado (aquecido fortemente), convertendo-se em Al2O3 purificado.
Materiais particulados e vapores cáusticos representam as principais emissões provenientes da produção da alumina. Também são produzidos efluentes líquidos e resíduos sólidos. Estes subprodutos merecem uma atenção especial em relação a sua contenção e tratamento. Alguns exemplos de fontes de poluição desprovidas de sistema de controle de poluentes ou providas de sistemas de controle, porém com sérios problemas de o peração e manutenção: Emissão de poeiras fugitivas provenientes da armazenagem e operações de manuseio da bauxita.
Sistemas de transportes e pontos de transferência da bauxita
(correia transportadora e elevadores de caneca) com enclausuramento inadequado das correias transportadoras aéreas, que permitem o arraste, pela ação dos ventos, de particulados finos para atmosfera.
Adição de soda cáustica e cal, que gera emissão de vapores cáusticos através dos ventos dos moinhos e um ambiente insalubre.
Unidade de filtração da lama de bauxita, desprovida de sistema de controle