As organizações
Ao longo de muitos anos trabalhando em organizações dos mais diversos segmentos do mercado de nossa economia sempre observei a estrutura e dinâmica de trabalho, principalmente o comportamento dos colaboradores, notei também que várias empresas apresentam resultados insatisfatórios resultante de vários problemas principalmente os que correspondem ao comportamento da equipe.
É comum acontecer nas empresas principalmente no ato da contratação e pós contratação dos funcionários não haver um acompanhamento na aclimatação organizacional dos colaboradores, esta atitude adotada por muitas organizações promovem prejuízos ao perfeito entrosamento do colaborador e a equipe já estabilizada na empresa. O colaborador ao chegar na empresa desconhece as rotinas da empresa, desconhece também as normas internas e demais processos operacionais, esta situação provoca desconforto pois o profissional estará sujeito a cometer erros, por desconhecimento do conjunto de ideias e a cultura da organização.
A construção de um espaço ético e responsável no ambiente organizacional não depende somente do novo colaborador, profissional este que quando adentra a organização com o ideal de mudança, mas sim de toda a organização, manter um cenário de paz e harmonia na organização promove motivação e o despertar de lideranças a equipe.
O desenvolvimento, elaboração e adoção de um código de ética na organização representa uma ótima oportunidade para promover a participação, integração e o comprometimento de todos os envolvidos. Ele também promoveu uniformidade nos critérios adotados fortalecendo e apoiando os gestores, servindo ainda como ponto de referência para reduzir a ocorrência de dúvidas e solucionar eventuais conflitos de interesses. (Maria Esmeralda p. 11).
Uma organização tem uma vida enquanto pessoa a ser defendida, esta vida esta ligada a aspectos irrelevantes para um perfeito crescimento não somente da organização mas como também da equipe de