Trabalho de palestra
Apesar da importância para saúde e meio ambiente, o saneamento básico no Brasil está longe de ser adequado. Mais da metade dos domicílios brasileiros (56%), ou cerca de 25 milhões de lares, não possui qualquer ligação com a rede coletora de esgoto.
* Habitação
Vemos também uma grande parcela da população que não têm onde morar, ou seja, pessoas com carência habitacional. No Brasil, como é de se esperar, a carência habitacional é mais forte na faixa de renda que vai até três salários mínimos. Essa parcela da população responde por mais de 90% da carência habitacional do país.
* Saúde no Brasil
O sistema de saúde brasileiro é composto por um grande sistema público, gerido pelo governo, chamado S.U.S. (Sistema Único de Saúde), que serve a maioria da população, e pelo setor privado, gerido por fundos de seguros de saúde privados e empresários. O SUS tem se revelado de baixíssima qualidade e em quantidade inadequada para atender a população, principalmente, a população pobre. Já o setor privado tem maior qualidade, pois as pessoas pagam um alto custo por esse serviço.
* * * * * * * * * * Educação no Brasil
O Brasil hoje, apresenta uma educação que é precária. Esse fato deve-se principalmente, a falta de investimentos do governo nessa área.
Segundo dados do PNAD, em 2007, a taxa de literacia brasileira foi de 90% da população, o que representa 14,1 milhões de analfabetos no país, já o analfabetismo funcional atingiu 21,6% da população.
* Papel da política em relação aos problemas sociais
A política é o carro chefe para solução dos problemas, pois o poder público, através do prefeito, é o responsável na execução das melhorias em Saneamento, Habitação, Saúde, Educação entre outros.
Sendo que a função da Câmara Municipal é elaboração das Leis e Fiscalização dos atos do