quimico
COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Mineralogia
Nome: Sebastião Pereira
Turma: H341Q
INSTALAÇÃO ATE POS EXTRAÇÃO:
A cadeia produtiva do alumínio tem feito essa atividade a nível mundial se transferi para as nações menos desenvolvidas como o Brasil. Os primeiros países que são conhecidos como produtores históricos a implementar essa atividade foi Estados Unidos, Japão e Canadá, mas eles tem perdido espaço na produção mundial, para outros países como China, Austrália e Rússia. Em relação ao mercado externo, o Brasil tem se consolidado nesta primeira década do século XXI como exportados do alumínio primário.
As condições que foram feitas a produção do alumínio, foi através do Vale, que é uma empresa brasileira que foi privatizada em 1997 e que atua em todos as etapas da produção da cadeia do alumínio, desde a extração da bauxita, passando pelo refino do aluminia e a produção do alumínio. Logo depois o setor de alumínio foi negociado para uma empresa norueguesa Nork Hydro, que assumiu todos os ativos relacionados a produção da bauxita e a produção do alumínio no Brasil. Sendo que a vale ainda possui participação no alumínio primário, que é feita pela Albrás, subsidiaria Alunorte que tem grande capacidade produtiva do alumínio primário por ano. A Albrás fica localizada no estado do Pará.
RISCOS GEOLOGICOS E IMPACTOS DA ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO DO ALUMINIO:
Essa cadeia produtiva do alumínio produz sérios impactos ambientais, os quais são difusos e produzidos em todas as etapas do processo. Um dos sérios impactos ambientais causados pela produção do alumínio são o uso de tratores na retirada da vegetação superficial para a exploração da bauxita, que em seguido e retirada a parte do solo fértil. Essa parte do solo que e removida é utilizado para o processo de recuperação. Em várias situações após a recuperação do solo para o plantio de eucaliptos que uma atividade monocultora, e também