Cadeia de Suprimentos
Os fatores chaves de desempenho da cadeia de suprimento determinam se o desempenho da cadeia de suprimento e o alinhamento estratégico estão sendo alcançados e se a cadeias atinge o que foi determinado em termos de eficiência e responsividade. Os fatores chaves são:
Estoque – é a matéria - prima, os produtos em processamento e os produtos acabados dentro de uma cadeia de suprimento. È um importante fator- chave porque as mudanças em sua política podem alterar drasticamente a responsividade e a eficiência da cadeia é o principal fator gerador de custos dentro da cadeia. O estoque, também, exerce grande impacto no tempo de fluxo do produto, sendo que tempo de fluxo é o tempo que transcorre entre o momento em que o material entra na cadeia de suprimento o momento em que a deixa . Outro item importante em que o estoque exerce bastante influencia é a taxa de saída, que significa a taxa em que ocorrem as vendas para o cliente, como por exemplo- gph( garrafas por hora), carros por hora, etc.Os componentes de estoque são:
Estoque cíclico – é a quantidade média de estoque utilizada para satisfazer a demanda entre o recebimento das entregas vindas dos fornecedores.O tamanho do estoque cíclico é o resultado da produção ou da compra de material em grandes lotes.As empresas produzem ou compram grandes lotes com a finalidade de explorar as economias de escala nos processos de produção, transporte ou compra;
Estoque de segurança – é o estoque mantido como precaução no caso da demanda exceder as expectativas e serve para combater as incertezas.
Determinar a quantidade de estoque de segurança a ser mantido é uma decisão crucial para os gerentes e envolve a opção entre custo de manter um estoque muito alto e o custo ocasionado pelas perdas das vendas causadas pela manutenção de um estoque insuficiente;
Estoque Sazonal – é o estoque criado para combater a variabilidade previsível da demanda. As empresas que adotam