cadeia de suprimentos
Como a logística é responsável pela movimentação e armazenagem de produtos, a Wal-Mart teve como principais focos de interesse: o transporte, manutenção de estoques, armazenagem e manuseio de materiais.
A logística é importante para esta empresa porque garante o abastecimento dos diversos pontos de venda, garantindo a quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo e ao menor custo possível.
Por possuir um sistema de distribuição próprio, que inclui veículos e centros de distribuição e constante uso do conceito de cross-docking, ou seja, transbordo sem estocagem (chega e sai), operação de rápida movimentação de produtos acabados para expedição, entre fornecedores e clientes.
Em relação ao crescimento e rentabilidade, a Wal-Mart tem obtido bons resultados, devido, em grande parte, a essa nova estrutura da cadeia de suprimentos.
Por ser uma empresa focada nas questões logísticas, desde o início a Wal-Mart procurou realizar grandes investimentos em sistemas informatizados, em veículos de transportes, em centros de distribuição e aperfeiçoamento do controle da cadeia de suprimentos, conseguindo, assim, reduzir os custos e minimizando os ciclos, tornando os preços mais atrativos para os clientes e contribuindo definitivamente para a melhoria dos resultados do negócio.
A integração entre cliente-fornecedor, que através do código de barras passado no caixa, pelo sistema o fornecedor já sabe que aquele produto foi vendido e tem que ser reposto reiniciando assim o processo logístico.
Com investimento pesado em tecnologia da informação chega a rastrear as vendas de cada produto individualmente, o que garanta, entre outros benefícios, a reposição imediata de estoques. Através desses recursos e a gerencia da cadeia de suprimentos fazem com que ele esteja com o produto certo, no momento certo e com o menor preço para