cadeia cinetica
CLARETIANAS
EDUCAÇÃO FISICA
BACHARELADO
CINESIOLOGIA
WILIAM HENRIQUE CORREA MILHER
Cadeia cinética
Em termos de engenharia, uma cadeia cinética consiste em uma serie de ligações rígidas conectadas de maneira tal que permite o movimento. Como estas ligações estão conectadas, o movimento de uma ligação causa o movimento de outras ligações de maneira previsível.
Aplicando isto ao corpo humano, uma cadeia cinética fechada requer que o segmento distal seja fixado (fechado) e os segmentos proximais se movam.
CADEIA CINÉTICA ABERTA
Um movimento em CCA é definido como aquele que ocorre quando o segmento distal de uma extremidade move-se livremente no espaço, resultando no movimento isolado de uma articulação (ex: a perna se movimentando na fase de balanço da marcha, o ato de chutar uma bola, o aceno de mão ou o ato de levar um copo a boca para beber água ).
CADEIA CINÉTICA FECHADA
Um movimento em CCF é definido como aquele nas quais as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre.
Exemplos de atividades de CCF dos MMSS são: o exercício de flexão de braço, a utilização dos braços para se levantar de uma cadeira, o apoio dos membros superiores durante a a marcha com muletas. Exemplos de atividades de CCF dos MMII: descer escadas, leg press e agachamentos. Da cadeia cinética é constituída o sistema articular e de tecidos moles (músculo, ligamento, tendão e fáscia) neural sistema.
Três fatores são necessários para a cadeia cinética funcionar corretamente:
1. Relação comprimento-tensão normal-isso significa que o comprimento e a tensão dos músculos e ligamentos da cadeia cinética devem ser normais e em boa relação uns aos outros.
2. Normal relacionamento força-casal-força-acoplamento mantém anatomia em posição adequada, apesar das forças que atuam sobre eles.
3. Arthrokinematics normal-esta é a relação adequada de opostos superfícies articulares,