Cadeia Cinética
Exercícios:
1)Perna se movimentando na fase de balanço da marcha,
2) O ato de chutar uma bola, o aceno de mão ou o ato de levar um copo a boca para beber água ).
o exercício de flexão de braço, a utilização dos braços para se levantar de uma cadeira, o apoio dos membros superiores durante a marcha com muletas. Exemplos de atividades de CCF dos MMII: descer escadas, leg press e agachamentos.
Cadeia Cinética
Definição: é a combinação de várias ações articulares que unem segmentos sucessivos.
ABERTA OU FECHADA.
CADEIA CINÉTICA ABERTA:
Um movimento em Cadeia Cinética Aberta (CCA) é definido como aquele que ocorre quando o segmento distal de uma extremidade move-se livremente no espaço, resultando no movimento isolado de uma articulação (ex: a perna se movimentando na fase de balanço da marcha, o ato de chutar uma bola, o aceno de mão ou o ato de levar um copo a boca para beber água ).
CADEIA CINÉTICA FECHADA:
Um movimento em Cadeia Cinética Fechada (CCF) é definido como aquele nas quais as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre. Ou ainda, quando a extremidade distal, livre do corpo humano, se movimenta, este movimento é denominado cadeia cinética aberta. Exemplos de atividades de CCF dos MMSS são: o exercício de flexão de braço, a utilização dos braços para se levantar de uma cadeira, o apoio dos membros superiores durante a marcha com muletas. Exemplos de atividades de CCF dos MMII: descer escadas, leg press e agachamentos.
DIFERENÇAS PRINCIPAIS:
Cadeia Cinética Aberta:Segmento distal está livre para se mover e o segmento proximal está fixo
Aumento de cisalhamento articular (atrito articular)
Diminui compressão articular
Apenas um plano de movimento
Apenas um músculo (o agonista) é mais envolvido
Aumento das forças de aceleração
Diminuição das forças de resistência
Formas de aceleração concêntrica e