cadeia cinetica
Cadeia cinética
Sumario
Conteúdo
Historia 2
SISTEMA ARTICULADO 3
TIPOS DE CADEIA CINÉTICA 3
Movimentos em cadeia cinética aberta 4
Movimentos em cadeia cinética fechada 4
Exemplos de cadeia cinética aberta 5
Exemplos de cadeia cinética fechada 5
REAÇÃO EM CADEIA 5
Referencia bibliográfica 6
Historia
Os princípios e conceitos da cinesiologia humana e da biomecânica do movimento humano evoluíram a partir dos estudos da engenharia mecânica.
O conceito de cadeia cinética originou-se em 1955, quando Steindler utilizou as teorias da engenharia mecânica de cinemática fechada e conceitos de ligações (links) para descrever a cinesiologia humana.
SISTEMA ARTICULADO
As extremidades são fixas fazendo com que o movimento de uma das articulações resulta no movimento de todas as outras.
Os principais complexos articulados encontrados no sistema locomotor do ser humano são: tornozelo, joelho, quadril, lombar, cervical, ombro, cotovelo e punho.
TIPOS DE CADEIA CINÉTICA
Cadeia cinética aberta ou CCA
Cadeia cinética fechada ou CCF
Movimentos em cadeia cinética aberta
Ocorre quando o segmento distal (mais longe do tronco) está livre no espaço, fazendo com que as outras articulações não precisem se mover também.
Suas características são: diminuir a compressão muscular, somente o músculo principal do movimento é ativado, movimentos balísticos e pendulares, aumento das forças de cisalhamento, melhora a força e amplitude do movimento, ocorre aumento das forças de aceleração, diminuição das forças de resistência e maior risco de lesão.
Movimentos em cadeia cinética fechada
Ocorre quando o segmento articular distal (mais longe do tronco) está apoiado fazendo com que as outras articulações precisem mover-se também.
Suas características são: aumentar a compressão articular, forças de cisalhamento menores, mais indicada em atividades pós lesões, são