Cada Brasileiro Produz
2. Que tipos de materiais podem ser reciclados?
Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc. Você sabia? - 5 de junho é o Dia da Reciclagem.
3. O que impede a reciclagem de um material?
Se o processo de reciclagem for muito caro, ninguém ira faze-lo, muito menos a iniciativa privada, que hoje a responsável por grande parte do processamento de substancias para serem reutilizadas. Ou seja, até existem técnicas de reciclagem para alguns materiais que não são reaproveitados, mas os procedimentos consomem muita energia ou exigem equipamentos caros. O desafio desenvolver processos que tragam retorno financeiro, ou que pelo menos compensem o investimento.
4. Como funcionam os principais processos de reciclagem (papel, metal, vidro e pl�stico)?
Metais e papéis: nesses casos, a primeira etapa da reciclagem, a coleta seletiva, costuma ser feita por catadores. São eles que recolhem os restos nas ruas e vendem o material, já compactado e limpo, às empresas recicladoras. O processo de reaproveitamento do alumínio, o metal mais reciclado, consiste na retirada de impurezas (como areia, terra e metais ferrosos),