CACC - Estudo de Caso
Fernanda Borin Noal
Jéssica Cervo Zamberlan
Karoline de Araújo Karsten
Resumo
O Centro de Apoio à Criança com Câncer – CACC é uma instituição filantrópica, que atende,em parceria com o Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM, crianças e jovens não residentes em Santa Maria que sofram de doenças oncológicas.O método para a realização deste estudo de caso tem embasamento em um questionário de perguntas elaborado com base no funcionamento da entidade.Além disso, para se aprimorar o estudo, foram pesquisados artigos de autores e estudiosos sobre o tema. As discussões resultaram de um estudo sobre o funcionamento, a importância e a contabilidade do CACC. Desse modo, pode- se perceber que a entidade supre todas suas necessidades e de seus hóspedes, oferecendo-lhes o atendimento necessário de acordo com suas restrições.
1. INTRODUÇÃO
Entidades Filantrópicas são instituições sem fins lucrativos com o objetivo de auxiliar a sociedade, principalmente pessoas em vulnerabilidade social. As entidades são pessoas jurídicas, que, por lei, são isentas de tributação. Para ter incentivos fiscais, necessitam preencher certos requisitos, como aplicar anualmente 20% da receita bruta em gratuidade, não visar lucros e oferecer atendimento integral institucional.
No Brasil, há aproximadamente um milhão de entidades sem fins lucrativos. No entanto, existem somente 250 mil entidades filantrópicas, e estas estão inseridas no Terceiro Setor organizacional de uma sociedade. Para que uma entidade seja considerada filantrópica, a mesma não deve visar lucros, não deve cobrar pelos serviços prestados aos beneficiários carentes e deve prestar serviços à sociedade. Grande parte das entidades filantrópicas sustenta-se através de doações de pessoas físicas e jurídicas, e não recebe nenhuma verba governamental. Dessa forma, o desafio da entidade é a constante busca de recursos fundamentais para sua